quarta-feira, 29 de julho de 2009



Esqueça aquela imagem de "nerd clássico" que já apareceu em sua cabeça no exato momento em quem você começou a ler esta matéria: menino pouco sociável, vestido com camisas abotoadas até o pescoço, óculos "fundo de garrafa" e cabelo "lambido", penteado pro lado. O "novo nerd" tem vários amigos, conversa sobre qualquer assunto e, ainda, pode salvar sua vida quando o seu computador resolver pregar peças. "O nerd nada mais é do que um cara que curte se aprofundar nas próprias paixões. Ele quer saber mais sobre o que gosta e, por isso, se envolve a ponto de virar um especialista", explica Tato Tarcan, nerd desde que nasceu, e editor-chefe do site Wergeeks.net. Ou seja, esse menino pode muito bem ser um daqueles descoladinhos da sua turma, que pratica esportes, dá risadas com a galera... Mas que, quando está sozinho, corre pra casa para assistir Star Wars. E o que muitas garotas não sabem é que esse indivíduo se tornou um forte candidato ao título de namorado perfeito.
Pois é. do tipo que manda flores, presta atenção ao que você fala, ri de suas piadas, e que realmente entende sua tristeza quando você tira nota baixa em uma prova. "Quando um nerd namora, a amada se torna uma das paixões da vida dele. então, ele se lembra de datas importantes, ouve a namorada e também cuida dela", justifica tato. a estudante sacha Mona conti alves, de 18 anos, concorda. "eu já namorei nerds e 'não-nerds', mas ainda prefiro os primeiros, porque posso conversar sobre tudo, sem ter que ficar explicando. eles são muito atenciosos!", diz ela. "o que eu mais gosto é que os nerds entendem e respeitam meu gosto por coisas diferentes, sabe? até porque eles também têm isso! eles me ganharam com o bom papo e o romantismo", completa luciana Firmino cunha, estudante, de 18 anos.



Revista Atrevida Edição 179 - 2009
MINHA ESCOLA

Meu nome é Larissa Detome e estudo na Escola Moreira Novais desde a 3ª série, bom gostei muito de estudar aqui, pois há várias oportunidades de aprender mais, com a intervenção pédagogica o laborátorio de linguas e etc.
A minha escola se localiza em Santa Bárbara Bairro Tenente carlos e foi criada para atendendo uma reividicação da Comissão Municipal de Educação, com o objetivo de atender a grande demanda de alunos que diariamente se deslocava do bairro para o centro para poder estudar. hoje ela tem 16 anos, e seu nome é uma homenagem justa e merecida àquela que se dedicou à causa da escola.
Só para finalizar, resumindo tudo a escola Iveta é muito exemplar, pois gosta de tudo bem feito, irei sentir muitas saudades quando eu me formar............


Larissa Detome...
8º ano Laranja





O AMOR
Autora: Rafaela Viana




O amor é muito bom
É o que vem do fundo do coração
é a multiplicação
abraços x abraços, beijos x beijos.

Para se apaixonar
basta somar
carinho e beijinhos
para sempre durar.

A paixão nem sempre é só amar
Muitas vezes é a dor quem vem nos visitar
nos levando a tristeza.

Mas aposto que somando e multiplicando
Muitas vezes dá para recuperar aquela chama lá do fundo
Que nunca há de apagar.



Poema feito na aula de Matemática (professora Ana Cláudia)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ORAÇÕES SUBORDINADAS, 9º ANO.

TIRA DÚVIDAS

Orações Subordinadas (equivalem a substantivos)
As orações subordinadas substantivas, como o próprio nome indica, desempenham uma função própria de substantivos, podendo constituir-se em sujeito, objeto (direto ou indireto), complemento nominal, predicativo ou aposto de termos da oração principal à qual se subordinam.

As orações subordinadas substantivas podem ser de seis espécies:
1ª. Subjetivas: são aquelas que exercem a função de sujeito em relação à outra oração.
Exemplos:
Importa estudar continuamente Sabe-se que a situação econômico-financeira ainda vai ficar pior.
Convém que não saias da classe. Facilita encontrar o sujeito de uma oração interrogar o verbo da oração:
Importa o que?; o que se sabe?; o que convém?
2ª. Objetivas diretas: são aquelas que exercem a função de objeto direto de outra oração.
Informamos que os alunos sairão pela porta dos fundos.
Amaral não sabia como realizar o sorteio.
Responda se conhece o novo time do Flamengo.
Olha como tudo terminou bem
Penso que eles viajarão amanhã cedo.
Temo que Marcos saia ferido.
Pedi que saíssem da sala.
Vi-o correr.
3ª. Objetivas indiretas: são aquelas que exercem a função de objeto indireto de outra oração, isto é, ligam-se à oração principal mediante preposição.

Exemplos:
Preciso de rever todas as provas.
Cláudia não gostou das provocações e insinuações.
O acidente obstou a que chegássemos mais cedo.
O jovem obedeceu a todos que lhe são superiores.
A identificação do objeto indireto é realizada mediante o seguinte procedimento: quem precisa, precisa de alguma coisa; quem gosta, gosta de alguma gosta; quem obedece, obedece a alguma coisa; e assim por diante.
4ª. Completivas nominais: são aquelas que completam o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Exemplos:
Ivo tinha esquecido de que sua proposta não agradara.
Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.
A opinião de que Luís desistirá do estudo é conclusão precipitada.
Assim como alguns verbos exigem objeto que lhes complete o sentido, há algumas palavras que necessitam de outras que lhes completem o sentido. Assim, pode-se à semelhança dos verbos, perguntar: acordo de que?; esperançoso de quê?; opinião de quê? (ou sobre o quê?); medo de quê? A reposta a estas perguntas constitui o complemento nominal.
5ª. Predicativas: são aquelas que funcionam como predicativo do sujeito.
Exemplos:
O bom é que você não desconfia nunca.
O mal é você ficar de braços cruzados.
O certo é que Sérgio não se casará.
A falácia é que para ficar rico é preciso ficar pobre.
Não se deve confundir oração predicativa com oração subjetiva.
Exemplos:
É certo que o Vasco não ganhará do Flamengo = subjetiva.
A oração grifada funciona como sujeito
O certo é que o Vasco não ganhará do Flamengo = predicativa
A oração grifada funciona como predicativo do sujeito.
6ª. Apositivas: são aquelas que funcionam como aposto.
Exemplos:
Sua instrução foi única: estudar sempre
Pedi-lhe um favor: que me chamasse às sete horas.
O aposto é uma foram de adjunto adnominal, que é constituído de uma palavra ou expressão em aposição, exemplificando um ou vários termos expressos na oração.

DISSERTAÇÃO

COMO FAZER UMA BOA DISSERTAÇÃO.

ESCOLA MUNICIPAL IVETA MOREIRA NOVAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Valquíria Silva.

Dissertação:

Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar.
Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto.
Consiste em organizar o material obtido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.


Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.
Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.
Desenvolvimento: É a parte do texto em que as idéias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.
Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

Cada uma dessa partes se relaciona umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas
.

Fotos do torneio de futebol entre os alunos.














































quarta-feira, 8 de julho de 2009




MEU GRANDE AMOR...


Maria Helena 8º branco.


Mais amor.
Menos tristeza.
Multiplique o carinho.
Divida comigo.

Se você se apaixonar
Por dois, pegue seu coração
e dividá-o em dois

Não ficarei triste
por uma lagrima não ter derramado
Um amor mal curado.

O amor é a decisão
dos pedaços do meu coração
e cada pedaço que lhe dou
é com muita paixão.

Te dou todo o meu amor
pois aposto que sempre o
dividirá comigo

E nunca me deixará na dor.

Obs: Poesia escrita na aula de matemática da professora Ana Claúdia.


terça-feira, 7 de julho de 2009

VALE JUVENTUDE



“ O Vale Juventude desenvolve o programa de educação afetivo-sexual nas escolas e nas unidades de saúde e de assistência social próximas às escolas.
Com jovens entre 15 e 19 anos, o programa trabalha a formação em agentes de desenvolvimento territorial, aproveitando as oportunidades de participação social, especialmente nos bairros onde moram. Além disso, o Vale Juventude promove a inserção sócio-produtiva desses jovens, preparando-os para o mundo do trabalho.
O Vale Juventude foi desenhado a partir do Programa de Educação Afetivo-Sexual – Peas Vale, implantado em municípios de Minas Gerais pela Fundação Vale e Martins Pereira desde 2001, ampliando um programa criado pelo governo do Estado de Minas Gerais e pela Fundação Odebrecht em 1994.

Valquiria Silva

FOTOS DA AULA DE RECRIAÇÃO TEATRAL COM OS ALUNOS DO 9º ANO LILÁS.











a
Aula de teatro com o Professor Fernando Augusto, na Escola Iveta, com os alunos de 9º ano.

Definições do "PORQUE"

Tira dúvidas.....

Na língua Portuguesa existe quatro formas de utilizar a palavra “porque”.

Por que - Usado em frases interrogativas (diretas e Indiretas) para iniciar perguntas.
ex:
Por que você está chorando?
Por que você não vai à festa?

Porque - Usado em respostas, e em frases afirmativas, para explicação ou causa.
ex:
Toda esta confusão foi porque ele não trouxe os materiais.
Chegamos atrasadas porque estava chovendo.

Por quê - Usado no final das frases:
ex:
O almoço não está pronto. Por quê?
Você não veio no meu aniversário. Por quê?

Porquê - Usado sempre que houver o artigo “o” antes dele, tem função de substantivo.
ex:
Não entendi o porquê da sua revolta.
Até agora não me disse o porquê da sua demissão.

A CAMINHO DAS DROGAS


PEÇA TEATRAL.

Autores: Rafaela, Mayara,Cibelly, Maria Helena(8º ano Branco)


Em grande cidade estavam inaugurando uma Boate chamada Naraka, todos comentavam exaltados sobre o evento nas escolas.
Na escola, onde estudavam as irmãs Bianca, Patrícia, Priscila e Gissely, estavam todos muito animados com o evento na cidade, inclusive as quatro irmãs, pois nunca tinham ido a programas assim, afinal o pai das meninas às prendiam dentro de casa, tentando com isso protegê-las de tudo de ruim que acontecia no mundo.
Então ao chegar em casa as meninas imploraram nos pés de seu pai:
BIANCA- Pai, hoje fiquei sabendo na escola da inauguração de uma Boate! Podemos ir?
PAI – Lógico que não!!!
PRIS – Pelo amor de Deus pai, todo mundo da escola estará lá!!!
PAI – Todos irresponsáveis aposto que lá irá rolar de tudo!
PAT – Você não confia na gente?
PAI – Em vocês sim, mas nos outros não!
Então a campainha toca, e entra o tio das meninas. Gissely ao ver o tio teve como um estalo uma idéia, e tratou logo em colocá-la em pratica.
GIS – Pai deixa a gente ir com o nosso tio. Nele você confia, não é?
PAI – Claro que sim!
Disse o pai, não sabendo que o irmão era usuário de drogas.
GIS – Então deixa pai, por favor! Ela o olha prometendo que o obedeceria.
PAI – Tudo bem!!! Você aceita ir com elas Roberto?
TIO – Espera aí! Eu não estou sabendo de nada! Ir à onde?
PAT – Em uma Boate tio! Vai ser um máximo!
PRIS – É você vai nos levar não vai?
Então o tio sem saber, olha para o irmão tentando assim saber o que responder, e o irmão balança a cabeça dizendo sim.
TIO – Aceito! Vão logo trocar de roupa meninas!
TIO – Que milagre João, você deixou elas saírem.
PAI – É! Agora percebi que elas cresceram, vou deixarem elas irem e se divertir um pouco. Pois desde que a mãe delas morreu nunca mais saíram para se divertir, e nesse meio tempo elas cresceram e eu nem percebi. Por isso vou deixar elas irem.
PAT – Pronto tio! Já nos arrumamos, vamos embora!
TIO – Vamos, até logo João!
PAI- Ate! E de olho nelas!
TIO – Pode deixar!
PAI – E vocês juízo ouviram!?
PRI – Ouvimos pai, ate logo, tchau!
PAI – Tchau!
Então elas foram para a Boate. Chegando lá ficaram impressionadas com o lugar e foram logo se enturmando com os amigos do Tio, também usuários de drogas.
PAT – Olá! Eu sou Patrícia e essas são minhas irmãs, Gissely, Bianca e Priscila.
B,P,G – Olá!
PAT – Como vocês se chamam?
RIT - Eu me chamo Ritielly, esses são Ramiro, Danilo, Manuel e Emily.
EMI – Aceitam alguma bebida meninas?
PRI – Não muito obrigado, meu pai nos ensinou a não aceitar bebidas alcoólicas.
MAN – Deixa de ser boba, ta todo mundo bêbado aqui! Bebam com a gente!
PRI - Mas não podemos somos menor de idade, e além disso nosso tio não vai deixar!
RIT – Quem o Roberto? Ele já nem lembra de vocês!
Então Bianca a mais assanhada, já gostou da ideia.
BIA – Então gente, será só um copo e o tio nem vai perceber.
PRI – Não Bianca, se tem uma coisa que nosso pai nos ensinou é o respeito, ele disse para termos juízo e não fazer nada de errado. E vamos respeitá-lo.
Mas Bianca com o pedido assanhou também a irmãs Gissely e Patrícia.
GIS – Por favor, Priscila, aproveite deixa de ser boba.
PAT – É a única vez que o pai deixa a gente vir para lugares assim, vamos aproveitar o que temos direito. Ele não vai ficar sabendo.
BIA – Por favor, vamos!
Priscila aceitou o pedido das irmãs, mas um pouco contrariada por ter desobedecido ao pai.
PRI – Está bem mas só um copo ouviram, somente para experimentar.
Mas como era coisa nova para elas, não param na 14º, foram para o 2º, 3º 4ºe assim por diante. Elas já estavam tontinhas quando chega o tio meio estranho com algum coisa nas mãos.
TIO – ola meninas estão se divertindo?
GIS – Bastante tio, é tudo novo para nós, estamos adorando tudo!
TIO – Então experimente isso e vocês vão gostar ainda mais!
Então ele as entregou um cigarro de maconha e outro tipo de drogas. Elas se assustaram e aí percebem que ao redor delas estavam rolando vário outros tipos de drogas, como crak, LSD, cocaína....
Mas como já estavam sob efeito do álcool e vendo todos fumando e usando drogas, decidiram experimentar. Ao usarem tiveram diferentes reações, como o entusiasmo e animação. E não pararam só nas oferecidas pelo tio, logo após usaram todas as outras que estavam rolando na festa.
Já era tarde da noite quando João viu que as meninas estavam demorando e resolveu ir buscá-las, chegando lá ele ás viu bêbadas, drogadas, neste monento ele quase sofreu um ataque do coração, porém foi forte pois teria que ajudá-las:
PAI – Meu Deus o que é isso!? Minhas filhas estão bêbadas e drogadas?
PAI – Roberto o que você fez com elas? Eu confiei em você!
Roberto saiu correndo deixando o irmão ali sozinho com as quatro filhas em estado lastimável. João com muita dificuldade levou suas filhas para casa.
Após esta festa a vida delas nunca mais foi a mesma, pois ficaram viciadas nas drogas. Começaram a criar problemas em casa, como batendo e enfrentando o pai, roubando coisas de dentro de casa para trocar por drogas.
Hoje um ano depois, João o pai das meninas esta morto, suicidou de tanto desgosto. Pois para ele a culpa por elas estarem deste jeito era dele.
Bianca ficou louca, pois ela foi quem incentivou as meninas à beberem, e após as bebidas vieram as drogas. Assim ela se culpava pela morte do pai e pelo o vicio das irmãs. Gissely está internada em uma clinica psiquiátrica com depressão, já Priscila e Patrícia não conseguiram parar de usarem drogas, e para sustentar o vício elas venderam a casa do pai e estão morando na rua, roubando, prostituindo e vivendo em função das drogas.


A DROGA É O CAMINHO MAIS CURTO PARA A SUA DESTRUIÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL IVETA MOREIRA NOVAIS
LINGUA PORTUGUÊSA

PROFESSORA: Valquíria Silva

Dicas para tornar mais produtivo o seu estudo.

- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
- Estudar com a ajuda de pessoas.
- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.
Escola Municipal Iveta Moreira Novais.